I SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
I Seminário de grupos de pesquisa sobre a Teoria do
Ensino Desenvolvimental
DATA: 24 e 25 de
julho de 2017
Local: Salão
Nobre, Unisul.
Resumo:
O
objetivo do evento consiste em refletir sobre o conhecimento produzido por
diferentes grupos de pesquisa que investigam o modo de organização do ensino
com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental. De acordo com essa Teoria, o
ensino deve ser organizado de modo que promova o desenvolvimento do pensamento
teórico dos estudantes por meio a apropriação de conhecimentos científicos,
diferentemente do que geralmente ocorre no Brasil, onde o predomínio é para os
conhecimentos empíricos. Consequentemente, faz-se necessário repensar o
conteúdo e o método vigentes com vistas ao ensino de conceitos científicos e ao
desenvolvimento do pensamento teórico. Trata-se de uma proposta de evento
interinstitucional apresentada por pesquisadores de grupos de pesquisa de duas
universidades catarinenses: a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e
a Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC). Esses grupos fazem
parte de uma rede nacional de pesquisa denominada GEPAPe (Grupo de Estudos e
Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica) da USP (Universidade do Estado de São
Paulo). O GEPAPe é constituído por diversos grupos de pesquisa, de diversas
regiões do Brasil. Como se trata de um evento interinstitucional, este será
itinerante, um ano na UNISUL e outro na UNESC. E receberá pesquisadores da rede
nacional de pesquisa já mencionada e demais grupos brasileiros que se debruçam
sobre a temática. Os grupos catarinenses são constituídos por estudantes e
professores dos Mestrados em Educação e dos cursos de licenciaturas das duas
instituições, além de professores da Educação básica oriundos das redes públicas
(estaduais e municipais) e privadas. A pretensão é que, com a realização do
evento, essa integração se amplie por meio da adesão de novos integrantes aos
grupos de pesquisa a fim de fortalecer as reflexões sobre o modo de organização
do ensino que possibilite a aprendizagem de conceitos científicos e o
desenvolvimento do pensamento teórico.
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA
(24/07/2017)
8h às 8h30min – Credenciamento
8h30min -
Cerimônia de abertura
9h Mesa de
abertura - sínteses das apreensões da Teoria de Ensino Desenvolvimental pelos
coordenadores do GPEMAHC (UNESC) E TedMat (UNISUL).
Professores:
Ademir Damazio (UNESC) e Joselia Euzébio da Rosa (UNISUL).
Coordenação: Eloir Fátima
Mondardo Cardoso (UNESC)
13h
30 min Mesa redonda: Didática desenvolvimental: da Educação infantil ao Ensino
Médio
Marlova Neumann
Araujo (UNESC), Ester de Souza Bitencourt Alves (UNESC), Bianca Carvalho Ferola
(UFU) e Andréa Maturano Longarezi (UFU).
Coordenação: Ediséia Suethe Faust Hobold (UNISUL)
15h 30 min Mesa
redonda: Ensino superior e formação de
professores
Cristina Felipe de Matos (UNISUL),
Miryan
Cruz Debiasi (UNIBAVE), Danubia Sebastião (UNESC) e Graziela Fatima Giacomazzo (UNESC).
Coordenação: Ana Paula da Silva Galdino (UNISUL)
19h. Comunicações
orais
Coordenação
Mariana da Silva Fontes e Luciane Corrêa do Nascimento Isidoro (UNISUL)
1 - Princípios teórico-metodológicos de Davydov para processo de ensino e
aprendizagem de conceitos matemáticos. Luciane Oliveira de Aguiar (UNESC).
2 - O conceito
de área na proposta do ensino desenvolvimental.
Bruno Duarte da Silva (UNESC).
3 -
Conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores. Igor da Silva do
Amaral (UNISUL)
4 - Unidade de
aprendizagem fundamentos e metodologias de matemática para os anos iniciais do ensino
fundamental no curso de Pedagogia da Unisul: o que dizem os acadêmicos? Danielle
Machado Rodrigues e Cristina
Felipe de Matos
(UNISUL).
5 -
Manifestações dos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental I durante o
desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem. Bruna Pacheco e Ana Paula da Silva
Galdino (UNISUL).
6 - A
aprendizagem da Tabuada nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise
com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental.
Paloma Lessa Dos e Santos Ediséia
Suethe Faust Hobold (UNISUL).
7 - Compreensão
de professores de escolas localizadas no município de Tubarão da rede estadual
de Educação sobre a Teoria Histórico-Cultural Bianca Mateus Loch e Sandra Crestani (UNISUL)
TERÇA-FEIRA (25/07/2017)
8h Mesa redonda:
Frações
e números negativos a partir das relações entre grandezas
Daiane de
Freitas (UNESC), Cleber de Oliveira dos Santos
(UNISUL) e Lucas
Sid Moneretto Búrigo (UNESC).
Coordenação: Sandra Crestani (UNISUL)
10h Mesa redonda: Atividade
orientadora de Ensino e proposição davydoviana
Ediséia Suethe Faust Hobold (UNISUL), Ana Paula da
Silva Galdino (UNISUL) e Sandra Crestani
(UNISUL)
Coordenação: Cleber de Oliveira dos Santos (UNISUL).
13h30min. Colóquio: Pesquisa na Teoria do Ensino Desenvolvimental
1 - Um estudo sobre o conceito de
porcentagem na perspectiva da teoria histórico cultural. Anielle Gloria Vaz e
Fabiana Fiorezi de Marco (UFU).
2 - A relação
entre: a cultura corporal e os espaços de manifestação. Milaine Euzébio da Rosa
e Ademir Damazio (UNESC).
3 - O xadrez na
teoria histórico-cultural. Gustavo Amancio Bonetti Meneghel (UNESC)
4 - O Ensino do
Jogo na Perspectiva Davydoviana. Isabela Natal Milak e Vidalcir Ortigara
(UNESC)
5 - O Ensino e a
Aprendizagem da Estatística na perspectiva do Ensino Desenvolvimental de
Davydov. André Luiz Araújo Cunha e Priscila Branquinho Xavier (PUC-GOIÁS).
6 - Professores
em formação inicial: um olhar para os sentidos atribuídos aos conceitos
matemáticos. Mayline Regina Silva e Wellington Lima Cedro (UFG).
7 - As concepções de Didática da Matemática na
Licenciatura à Distância. Claudia Maria Witt e Maria Lucia Panossian
(UFPR)
8 - Organização do ensino de matemática:
o que revelam as tarefas do eixo números e operações? Maiara Pereira Assumpcao
e Silvia Pereira Gonzaga de Moraes (UEM).
9 - Processo de ensino e aprendizagem do
conceito de divisão. Mariana da Silva Fontes (UNISUL)
10 - Modo de organização do ensino
elaborado por acadêmicas de um curso de pedagogia sobre o conceito de fração
com base na didática desenvolvimental. Luciane Corrêa do Nascimento Isidoro
(UNISUL)
19h Mesa de
enceramento: Questões em aberto e possibilidades.
Valdirene Gomes
de Sousa (UESPI), William Casagrande Candiotto (UNIBAVE), André Luiz Araújo
Cunha (PUC/Goiás), Giselma Cecilia Serconek (UEM) e Marta Sueli de Faria Sforni
(UEM).
Comentários
Postar um comentário