I SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

I Seminário de grupos de pesquisa sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental

DATA: 24 e 25 de julho de 2017
Local: Salão Nobre, Unisul.
  
Resumo: O objetivo do evento consiste em refletir sobre o conhecimento produzido por diferentes grupos de pesquisa que investigam o modo de organização do ensino com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental. De acordo com essa Teoria, o ensino deve ser organizado de modo que promova o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes por meio a apropriação de conhecimentos científicos, diferentemente do que geralmente ocorre no Brasil, onde o predomínio é para os conhecimentos empíricos. Consequentemente, faz-se necessário repensar o conteúdo e o método vigentes com vistas ao ensino de conceitos científicos e ao desenvolvimento do pensamento teórico. Trata-se de uma proposta de evento interinstitucional apresentada por pesquisadores de grupos de pesquisa de duas universidades catarinenses: a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e a Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC). Esses grupos fazem parte de uma rede nacional de pesquisa denominada GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica) da USP (Universidade do Estado de São Paulo). O GEPAPe é constituído por diversos grupos de pesquisa, de diversas regiões do Brasil. Como se trata de um evento interinstitucional, este será itinerante, um ano na UNISUL e outro na UNESC. E receberá pesquisadores da rede nacional de pesquisa já mencionada e demais grupos brasileiros que se debruçam sobre a temática. Os grupos catarinenses são constituídos por estudantes e professores dos Mestrados em Educação e dos cursos de licenciaturas das duas instituições, além de professores da Educação básica oriundos das redes públicas (estaduais e municipais) e privadas. A pretensão é que, com a realização do evento, essa integração se amplie por meio da adesão de novos integrantes aos grupos de pesquisa a fim de fortalecer as reflexões sobre o modo de organização do ensino que possibilite a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (24/07/2017)       
                             
8h às 8h30min – Credenciamento

8h30min - Cerimônia de abertura

9h Mesa de abertura - sínteses das apreensões da Teoria de Ensino Desenvolvimental pelos coordenadores do GPEMAHC (UNESC) E TedMat (UNISUL).
Professores: Ademir Damazio (UNESC) e Joselia Euzébio da Rosa (UNISUL).
Coordenação: Eloir Fátima Mondardo Cardoso (UNESC)

13h 30 min Mesa redonda: Didática desenvolvimental: da Educação infantil ao Ensino Médio
Marlova Neumann Araujo (UNESC), Ester de Souza Bitencourt Alves (UNESC), Bianca Carvalho Ferola (UFU) e Andréa Maturano Longarezi (UFU).
Coordenação: Ediséia Suethe Faust Hobold (UNISUL)

15h 30 min Mesa redonda: Ensino superior e formação de professores
Cristina Felipe de Matos (UNISUL), Miryan Cruz Debiasi (UNIBAVE),  Danubia Sebastião (UNESC) e  Graziela Fatima Giacomazzo (UNESC).
Coordenação: Ana Paula da Silva Galdino (UNISUL)

19h. Comunicações orais
Coordenação Mariana da Silva Fontes e Luciane Corrêa do Nascimento Isidoro (UNISUL)
1 - Princípios teórico-metodológicos de Davydov para processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Luciane Oliveira de Aguiar (UNESC).
2 - O conceito de área na proposta do ensino desenvolvimental.  Bruno Duarte da Silva (UNESC).
3 - Conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores. Igor da Silva do Amaral (UNISUL)
4 - Unidade de aprendizagem fundamentos e metodologias de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia da Unisul: o que dizem os acadêmicos? Danielle Machado Rodrigues e Cristina Felipe de Matos (UNISUL).
5 - Manifestações dos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental I durante o desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem. Bruna Pacheco e Ana Paula da Silva Galdino (UNISUL).
6 - A aprendizagem da Tabuada nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental.  Paloma Lessa Dos e Santos Ediséia Suethe Faust Hobold (UNISUL).
7 - Compreensão de professores de escolas localizadas no município de Tubarão da rede estadual de Educação sobre a Teoria Histórico-Cultural Bianca Mateus Loch e Sandra Crestani (UNISUL)

TERÇA-FEIRA (25/07/2017)

8h Mesa redonda: Frações e números negativos a partir das relações entre grandezas
Daiane de Freitas (UNESC), Cleber de Oliveira dos Santos (UNISUL) e Lucas Sid Moneretto Búrigo (UNESC).
Coordenação: Sandra Crestani (UNISUL)

10h Mesa redonda: Atividade orientadora de Ensino e proposição davydoviana
Ediséia Suethe Faust Hobold (UNISUL), Ana Paula da Silva Galdino (UNISUL) e Sandra Crestani (UNISUL)
Coordenação: Cleber de Oliveira dos Santos (UNISUL).

13h30min. Colóquio: Pesquisa na Teoria do Ensino Desenvolvimental  
1 - Um estudo sobre o conceito de porcentagem na perspectiva da teoria histórico cultural. Anielle Gloria Vaz e Fabiana Fiorezi de Marco (UFU).
2 - A relação entre: a cultura corporal e os espaços de manifestação. Milaine Euzébio da Rosa e Ademir Damazio (UNESC).
3 - O xadrez na teoria histórico-cultural. Gustavo Amancio Bonetti Meneghel (UNESC)
4 - O Ensino do Jogo na Perspectiva Davydoviana. Isabela Natal Milak e Vidalcir Ortigara (UNESC)
5 - O Ensino e a Aprendizagem da Estatística na perspectiva do Ensino Desenvolvimental de Davydov. André Luiz Araújo Cunha e Priscila Branquinho Xavier (PUC-GOIÁS).
6 - Professores em formação inicial: um olhar para os sentidos atribuídos aos conceitos matemáticos. Mayline Regina Silva e Wellington Lima Cedro (UFG).
7 - As concepções de Didática da Matemática na Licenciatura à Distância. Claudia Maria Witt e Maria Lucia Panossian (UFPR)
8 - Organização do ensino de matemática: o que revelam as tarefas do eixo números e operações? Maiara Pereira Assumpcao e Silvia Pereira Gonzaga de Moraes (UEM).
9 - Processo de ensino e aprendizagem do conceito de divisão. Mariana da Silva Fontes (UNISUL)
10 - Modo de organização do ensino elaborado por acadêmicas de um curso de pedagogia sobre o conceito de fração com base na didática desenvolvimental. Luciane Corrêa do Nascimento Isidoro (UNISUL)

19h Mesa de enceramento: Questões em aberto e possibilidades.
Valdirene Gomes de Sousa (UESPI), William Casagrande Candiotto (UNIBAVE), André Luiz Araújo Cunha (PUC/Goiás), Giselma Cecilia Serconek (UEM) e Marta Sueli de Faria Sforni (UEM).
Coordenação: Cristina Felipe de Matos (UNISUL)

INSCRIÇÕES




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